sábado, 27 de agosto de 2011

Exercício 3: Olho Mágico


Nesta semana foi nos passada uma noção básica dos efeitos de luz e sombra sobre os ambientes - um recurso muito versátil na arquitetura. Com um simples jogo de luzes pode-se dar 'outra cara' aos mais variados espaços deixando-os mais sóbrios ou descontraídos, leves ou pesados; ou então destacar os elementos que agregam valor ao total da obra. Muitos arquitetos de renome utilizaram e utilizam essa ferramenta para valorizar suas grandes obras e estas devem grande parte da sua magnitude a esse 'simples truque'.
A proposta desta aula foi a criação de um ambiente parcialmente iluminado em uma caixa de sapato. Para isso, deveríamos utilizar papeis coloridos, translúcidos, etc ; caixinhas de fósforo e um olho mágico. Por estar em POA, acabei optando por não utilizar caixas de fósforo - elas não fazem parte do meu dia-a-dia. No lugar delas, criei moldes com o próprio papelão conseguindo uma profundidade que as caixas não me dariam.
Os papeis utilizados foram: celofane, laminado, perolado, nacarado, vegetal e folhas de desenho coloridas. Para a colagem utilizei fita dupla face e fita crepe.
Para poder criar mais de um efeito luz e sombra, produzi a caixa de forma que ela fosse totalmente montável: todas as suas partes podem ser removidas e substituídas.

OBS: As montagens contem uma foto tirada com luz natural e outra tirada com luz artificial direcionada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário