segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Continuação Exercício 4: Luz e Sombra em Maquete


Para essa semana foi proposta a continuação do exercício aplicado durante a semana passada. Deveríamos fazer cortes em uma das caixas anteriores pensando tanto na questão da iluminação direta ou difusa, zenital ou lateral, quanto na questão da incidência solar nas diferentes estações do ano.
Escolhi a última caixa da postagem anterior para trabalhar durante a semana por ser a menos trabalhada até então. Nela utilizei papel sulfite branco para forrar, papel gessado e folhas de desenho A4 coloridas para os detalhes do chão e da coluna que atravessa dois dos três pavimentos. Pensando em um maior conforto térmico optei por deixar a maior parte das aberturas, estilo Tadao Ando, no lado norte (fundo da caixa) onde a luz solar costuma incidir durante o inverno. Na parte superior da maquete deixei somente uma abertura onde antes haviam vários recortes. Essa abertura é seguida de uma coluna que direciona a luz ao pé de uma das escadas e que, sem a utilização de uma iluminação artificial direcionada, só funcionará por volta das 9 às 11 horas e durante o verão.
Como não gosto muito da ideia de um espaço onde as 'janelas' são pequenas e/ou em locais inapropriados para uma vista da paisagem exterior, decidi manter a janela lateral esquerda que já estava no primeiro projeto. Nessa janela a maior incidência de luz será durante o verão, mantendo mesmo assim uma iluminação difusa razoável no inverno.

Luz difusa


Luz difusa + luz direta

Luz direta (simulando situação verão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário